Dia de Oração pela Paz em Jerusalém (DOPJ)
ASSISTA A CHAMADA
*copie este endereço e e cole em sua página de navegação
e assista no seu MEDIA PLAYER.
http://www.diadeoracao.org/diadeoracao.wmv
O Dia de Oração pela Paz em Jerusalém (DOPJ) é um movimento de oração global, que reune mais de 150 mil igrejas, de 150 diferentes nações, com um objetivo em comum: orar por Israel, e posicionar cristãos a seu favor, como genuínos parceiros.
Aos cristãos: Vamos orar por Israel?
Ataque israelense deixa dois feridos em Gaza
(AFP) – Há 1 hora
GAZA, Territórios Palestinos — Um avião israelense atacou na noite desta sexta-feira quatro objetivos na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, ferindo ao menos duas pessoas, em uma ação de represália por um foguete disparado contra Israel, revelaram fontes oficiais.
Houve duas explosões em Gaza, uma no norte e outra no sul, e segundo testemunhas mísseis atingiram zonas abertas, ferindo duas pessoas, incluindo uma criança.
Um porta-voz do Exército israelense confirmou a ação, sem dar mais detalhes, mas o ataque ocorre após a queda de um foguete, na quinta-feira, na região da cidade de Netivot, sem deixar vítimas.
O Exército israelense lançou em dezembro de 2008 uma ofensiva de três semanas contra a Faixa de Gaza, com o objetivo declarado de impedir os disparos de foguetes a partir deste território.
Sabemos que é bíblico orar por Israel. Por isso está escrito: “Orai pela paz em Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.” (Sl 122:6). O salmista Davi também expressou seu amor e sua devoção por Israel. No salmo 137, verso 6, ele declara: “Apegue-se-me a língua ao céu da boca, se não me lembrar de ti, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.”
Jerusalém é o berço do Cristianismo, a cidade de Jesus Cristo, o Senhor, o Messias e Salvador! Orar por Jerusalém e amar a Israel é cumprir uma ordenança de Deus. É como diz o pastor Márcio Valadão, presidente da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte: “Hoje quando oramos por esse povo, não estamos fazendo nada mais do que uma obrigação, e isso é um privilégio e um desafio."
Contudo, recentemente, a revista IstoÉ, edição 1.718, de 30/08/2002, publicou uma entrevista com o vice-presidente do Congresso Judaico Mundial (CJM), Arthur Hertzberg, onde ele afirma não acreditar que possa haver paz entre israelenses e palestinos enquanto não houver Estado palestino. Na entrevista Hertzberg diz: “Dos dois lados há pessoas que consideram a paz perigosa. E o que circula nos bastidores do governo israelense é que Sharon e o Hamas estão de pleno acordo. Ambos querem continuar com a guerra.”
Por meio da mídia temos acompanhado os conflitos entre israelenses e palestinos, uma disputa territorial que perdura há mais de 50 anos. Visando esclarecer o assunto, há alguns meses, o portal Lagoinha.com publicou um site especial sobre Israel, abordando a importância de se orar e amar a nação Israelita e a origem dos conflitos árabe-israelense. (Confira: (www.lagoinha.com/israel).
Nos últimos anos, a Igreja de Cristo, tem se empenhado para despertar o clamor das nações para que haja paz em Jerusalém. Não é de se surpreender com a quantidade de igrejas evangélicas que têm se preocupado em cumprir a ordenança de Deus, descrita no salmo de Davi.
Porém, enquanto boa parte das igrejas evangélicas procura informar e conscientizar os seus membros sobre a questão, o rabino Arthur Hertzberg faz essa declaração surpreendente e polêmica (para os cristãos) de que não haverá paz em Israel. O que fazer?
O rabino Marcelo Miranda, líder do Ministério Ensinando de Sião, em Belo Horizonte, filiado ao Movimento Messiânico Israelita Netivyah, dá a dica sobre essa questão: “’Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.’ (Jo 14:6.) O fato é que, espiritualmente falando, o conflito entre árabes e israelitas é mais sério do que se pensa. Por isso, devemos continuar orando sim por Israel e para que Deus esteja no controle de todas as coisas e tenha misericórdia desses povos.”
Salmo 91 - leia todos os dias
Vejamos uma das mais tremendas porções das Escrituras que nos asseguram a providência de Deus durante um tempo de dificuldades e convulsões sem precedentes. Vamos examinar o Salmo 91, que os sacerdotes judeus liam sempre que precisavam expulsar demônios no Templo ou em algum outro lugar. Leio esse salmo diariamente e o encorajo a fazer o mesmo.
Vejamos agora uma das mais tremendas porções das Escrituras que nos asseguram a providência de Deus durante um tempo de dificuldades e convulsões sem precedentes. Vamos examinar o Salmo 91, que os sacerdotes judeus liam sempre que precisavam expulsar demônios no Templo ou em algum outro lugar. Leio esse salmo diariamente e o encorajo a fazer o mesmo.
Versos 1 e 2 -- Deus apresenta suas condições para o tipo de pessoa a quem dará essa maravilhosa proteção. "Aquele que habita no escoderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." Aquele que vive em obediência diante de Jesus Cristo, e confessa seus pecados diante dele, pode ter a confiança que habita nesse esconderijo de proteção do Altíssimo.
Verso 3 -- "Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa." Todo o plano de enganação por parte do Anticristo é um laço do qual Deus promete nos livrar, como Jesus prometeu em Mateus 24. Além disso, Apocalipse 6:8 e Lucas 21:11 predizem uma quantidade absurda de mortes por pestilências. Deus aqui nos promete livramento desse tipo de doenças.
Verso 4 -- "Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel." A maioria dos cristãos liberais está hoje tentando estupidamente negar as muitas verdades do maravilhoso evangelho de Jesus Cristo, esquecendo-se que essa verdade é "escudo e broquel" destinada a nos proteger dos ataques espirituais do Maligno.
Versos 5 e 6 -- "Não terás medo do terror de noite, nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia." Novamente, essa promessa de Deus parece falar de forma específica sobre os juízos no final dos tempos. Recebemos a promessa que não precisamos temer esses terríveis agentes de destruição e de morte porque Deus nos protegerá. O próximo verso diz exatamente como a proteção de Deus será completa.
Verso 7 -- "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios."
Você pode imaginar a cena? Deus promete que seremos protegidos, embora mil pessoas possam cair mortas ao nosso lado esquerdo e dez mil ao direito. Que promessa! Que cena terrível de imaginar, parece cena de cinema! Novamente, esses tipos de cenas de morte e de destruição parecem ser referentes às profecias do final dos tempos, os tempos em que estamos vivendo atualmente. Podemos descansar nas promessas de livramento de Deus embora toda a nossa comunidade esteja caindo morta ao nosso redor. Que livramento! Que Deus glorioso!
Adicionalmente, Deus nos diz que testemunharemos a recompensa dos ímpios. Essa promesa me faz lembrar da cena em que ele nos promete testemunhar seu julgamento sobre Satanás. Considere a promessa de Deus: "Os que te virem [Satanás] te contemplarão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?" [Isaías 14:16]
Depois, no reino eterno final, Deus nos diz que veremos os ímpios em seus tormentos: "E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne." [Isaías 66:23-24]
Sabemos com certeza que Deus está falando do Inferno eterno, pois Jesus disse, "E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga." [Marcos 9:47-48]
Seremos testemunhas da recompensa eterna dos ímpios, exatamente como Deus promete que veremos a destruição deles ocorrer na terra, à nossa esquerda e à direita.
Verso 9 -- "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda."
Esse verso é um dos mais preciosos de toda a Bíblia! Deus está prometendo que impedirá que qualquer mal proveniente de Satanás chegue perto da habitação daquele que colocou sua confiança em Deus e em sua providência. Alguns pregadores dizem, muito corretamente, que Satanás não pode tocar nos salvos de Deus, a não ser que Deus lhe dê uma permissão específica para isso. Esse é um dos versículos que fundamentam essa crença.
Deus protegeu de forma similar seu servo Jó. Em Jó 1:10, Satanás admite, "Porventura tu não o cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra." Satanás reconheceu que Deus erguera um escudo de proteção em volta de Jó, de sua família, de sua habitação e de todas as suas propriedades. Sabemos que Deus permitiu a Satanás tocar em tudo o que Jó possuia, exceto em sua vida, para provar que Jó amava a Deus mais do que sua própria vida e mais do que aos bens materiais. Durante a tempestade que caiu sobre Jó, ele disse, "Ainda que ele [Deus] me mate, nele esperarei." [Jó 13:15]
Jó declarou aos seus amigos que sabia que Deus o estava testando, que Deus estava usando aqueles caminhos tortuosos para produzir um mudança maravilhosa em seu caráter. Jó disse, "Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como ouro." [Jó 23:10]
No final de sua provação, Jó descobriu uma nova visão espiritual de Deus e de sua maravilhosa providência. Ele declarou, "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." [Jó 42:5]. Deus ouviu Jó e a Bíblia declara que "o Senhor abençoou o último estado de Jó, mais do que o primeiro... Então morreu Jó, velho e farto de dias." [Jó 42:17] O termo "farto de dias" significa que ele morreu satisfeito com sua vida.
Vamos retornar ao Salmo 91, em que aprendemos exatamente como Deus coloca um escudo de proteção em redor dos seus amados.
Versos 11-12 -- "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com teu pé em pedra."
O autor da epístola aos Hebreus diz que Deus provê um anjo ministrador a todos aqueles que são salvos. Veja: "Não são porventura todos eles espíritos ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" [Hebreus 1:14]
Muitas pessoas acreditam na existência dos anjos da guarda, mas fazem isso com uma base que não é bíblica. Programas de televisão como "Tocado Por um Anjo", servem apenas para enganar espiritualmente as pessoas, porque neles, a proteção e o livramento angélico não tem nada que ver com a salvação, ou com Jesus Cristo. Esse tipo de programa mostra, incorretamente, que as pessoas boas e sinceras vão para o céu, e nunca menciona a doutrina bíblica que somente aqueles que nascem de novo por meio de Jesus Cristo é que poderão entrar nos céus.
Deus promete que os anjos guardiães oferecerão uma proteção tão completa que impedirão até que um dos salvos sofra algum ferimento, como "tropeçar o pé em alguma pedra." Acredito que Frank Peretti esteja mais correto do que errado em sua descrição da guerra espiritual dos anjos em favor dos santos de Deus contra as forças demoníacas do mal em seus livros, como "Este Mundo Tenebroso". Não concordo com algumas das posições de Peretti, nem com algumas de suas doutrinas, mas sua descrição da guerra espiritual entre os anjos de Deus e os demônios é muito boa.
Satanás utilizou de forma incorreta esse verso maravilhoso da Palavra de Deus em Lucas 4:10, quando tentou fazer Jesus Cristo pecar. Ele disse a Jesus Cristo para se lançar do pináculo do templo para "provar" que era realmente o Filho de Deus. Jesus não negou que os anjos o impediriam de matar seu corpo humano, mas repreendeu Satanás por tentar usar as Escrituras para propósitos vãos. Deus não quer que seus santos dependam de forma tola da proteção dos seus anjos, nem quer que tentem "provar" Deus fazendo alguma coisa realmente estúpida, forçando os anjos a virem em seu socorro. Jesus respondeu a Satanás: "Não tentarás o Senhor teu Deus", citando Deuteronômio 6:16.
Verso 13 - "Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente." Deus promete que, como fizemos dele nosso refúgio, e habitamos no seu esconderijo, podemos enfrentar as mais terríveis situações, com confiança na vitória final. Nos tempos bíblicos, os santos de Deus enfrentaram perigos terríveis, desde serem devorados por feras famintas a serem picados por serpentes peçonhentas. Deus promete proteção.
Versos 14-16 -- "Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhes mostrarei a minha salvação."
Nesses três versos, Deus promete oito vezes que estará com seus santos quando eles mais precisarem, desde que estejam habitando no seu esconderijo e o tenham como seu refúgio.
Portanto, quando os eventos do dia nos sobrepujarem, podemos encontrar consolação na proteção de Deus. Quando os eventos profetizados e planejados do final dos tempos começarem a explodir ao nosso redor, podemos descansar na proteção de Deus.
Podemos encontar descanso no "refúgio secreto" de Deus, ecoando novamente as confiantes palavras proferidas em Jó 5:19-22: "Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal não te tocará. Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada. Do açoite da língua estarás encoberto; e não temerás a assolação, quando vier."
Deus é tão bom! Estejamos nós enfrentando as dificuldades da vida cotidiana ou as terríveis crises que precederão o aparecimento do Anticristo, somos encorajados a buscar descanso no refúgio secreto de Deus. Jesus nos protege ali.
Paulo nos diz quais são as armas espirituais que Deus nos oferece:
Nesta noite, desejo compartilhar com você esta palavra de direção:
Paulo nos diz quais são as armas espirituais que Deus nos oferece:
Cingir os lombos com a verdade
Vestir a couraça da justiça
Calçar os pés na preparação do evangelho da paz
Tomar o escudo da fé salvadora, com o qual poderemos apagar os dardos inflamados do Maligno
Tomar o capacete da salvação, isto é, a certeza da salvação
Portar a espada do espírito, que é a Palavra de Deus
Orar constantemente
Paulo conclui no verso 18b, "e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." Esteja alerta e prevenido.
O Perigo de não levar a conversão a sério
Mateus 12:43-45
- Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar. Se não encontra nenhum lugar, ele diz "vou voltar para a casa, de onde saí. Então volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. depois sai e vai buscar sete espíritos piores ainda, e todos vão morar ali. e assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes..
Precisamos entender que...
a) A Conversão é um ato de desapropriação do inimigo!
João 14:16-17 - Romanos 8:9-11
Quero estabelecer com vocês que o Espírito santo de Deus, não pode habitar em lugar impuro, onde não haja arrependimento, regeneração, busca do perdão. E se o Espírito Santo veio habitar na tua vida, outro espírito foi desalojado. Se somente após a tua entrega a Jesus Cristo é que o Espírito Santo de Deus veio habitar em você, o que habiatava em você antes? Então você pode argumentar: "Não, eu nunca fui do diabo!" Quero te dizer que sem aceitar a Jesus Crsito com Salvador e Senhor da tua vida, tu estás sem Deus. todo ser humano diz a bíblia está afastado de Deus, longe de Deus. Então no momento em que tu conscientemente, te arrependeste de teu pecado, confessaste o teu pecado a Deus e aceitou a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de tua vida, tu nasceste novamente! João 1:12, I João 1:9, João3:16, João 3:3.
O Senhor Jesus Cristo te selou com o Espírito Santo. Efésios 1:13. Ele veio morar em teu coração, e desapropriou a satanás! Tu foste liberto de toda e qualquer ação, atuação de satanás sobre a tua vida, porque ele não pode ficar onde está o Espírito Santo de Deus. Deus disse pra satanás, faz a tua mala e te manda, porque esse é meu! A bíblia diz: Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós? I Corintios 3:16
É preciso entender então que...
ELE QUER VOLTAR
vS.44 - E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e...
O inimigo não vai deixar barato não! Ele quer de volta aquilo que ele pensa ser dele. E assim começa a guerra espiritual. Raramente uma pessoa morre de um ataque fulminante do coração. O que acontece, segundo um médico me disse, é que vamos enfartando a vida toda. existe pequenos vasos, pequenas veias, que vão morrendo com o tempo, e em algumas pessoas acaba levando a um enfarte. Ninguém morre de diabete da noite pro dia. Ela está ali, quietinha, com poucos sintomas, com sintomas tão fracos, que não damos a mínima importância, mas quando se percebe, muitas vezes é tarde demais. Meu pai era um homem forte.. ela foi liquidando com ele aos poucos.
Preste bem atenção: Aqueles peuqenos atos, aquelas pequenas ações que fazíamos antes de aceitar a Jesus Cristo como Salvador, que mantemos ainda depois da conversão vão noas minando, fragilizando a tempo de acabar com a nossa fé em Cristo.
Olha o conselho do salmista;
Salmos 1:1 - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Algumas dicas importantes (algumas do pr.Silas):
I Coríntios 10:12 - Está de pé, cuide para não cair. Tomaconta da tua vida.
Efésios 4:27 - Não deis lugar ao Diabo. toda aquelas conversas, atitudes que tu sabes que não vem de Deus, evita!
I Coríntios 2:15 - Busque discernimento espiritual.
I Timóteo 6:3-11 - O bom crente é o que foge (antigas companhias, atitudes, fumo, bebidas, ect).
II Corintios 5:17 - Faz tudo novo.
Efésios 6:10 - Te fortalece no Senhor e no seu poder. Isso quer dizer: Bíblia, Oração, Ação.
Hebreus 12:2: Comece a vida cristã olhando para Jesus e siga olhando para Jesus!
Amém
a) A Conversão é um ato de desapropriação do inimigo!
João 14:16-17 - Romanos 8:9-11
Quero estabelecer com vocês que o Espírito santo de Deus, não pode habitar em lugar impuro, onde não haja arrependimento, regeneração, busca do perdão. E se o Espírito Santo veio habitar na tua vida, outro espírito foi desalojado. Se somente após a tua entrega a Jesus Cristo é que o Espírito Santo de Deus veio habitar em você, o que habiatava em você antes? Então você pode argumentar: "Não, eu nunca fui do diabo!" Quero te dizer que sem aceitar a Jesus Crsito com Salvador e Senhor da tua vida, tu estás sem Deus. todo ser humano diz a bíblia está afastado de Deus, longe de Deus. Então no momento em que tu conscientemente, te arrependeste de teu pecado, confessaste o teu pecado a Deus e aceitou a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de tua vida, tu nasceste novamente! João 1:12, I João 1:9, João3:16, João 3:3.
O Senhor Jesus Cristo te selou com o Espírito Santo. Efésios 1:13. Ele veio morar em teu coração, e desapropriou a satanás! Tu foste liberto de toda e qualquer ação, atuação de satanás sobre a tua vida, porque ele não pode ficar onde está o Espírito Santo de Deus. Deus disse pra satanás, faz a tua mala e te manda, porque esse é meu! A bíblia diz: Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós? I Corintios 3:16
É preciso entender então que...
ELE QUER VOLTAR
vS.44 - E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e...
O inimigo não vai deixar barato não! Ele quer de volta aquilo que ele pensa ser dele. E assim começa a guerra espiritual. Raramente uma pessoa morre de um ataque fulminante do coração. O que acontece, segundo um médico me disse, é que vamos enfartando a vida toda. existe pequenos vasos, pequenas veias, que vão morrendo com o tempo, e em algumas pessoas acaba levando a um enfarte. Ninguém morre de diabete da noite pro dia. Ela está ali, quietinha, com poucos sintomas, com sintomas tão fracos, que não damos a mínima importância, mas quando se percebe, muitas vezes é tarde demais. Meu pai era um homem forte.. ela foi liquidando com ele aos poucos.
Preste bem atenção: Aqueles peuqenos atos, aquelas pequenas ações que fazíamos antes de aceitar a Jesus Cristo como Salvador, que mantemos ainda depois da conversão vão noas minando, fragilizando a tempo de acabar com a nossa fé em Cristo.
Olha o conselho do salmista;
Salmos 1:1 - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Algumas dicas importantes (algumas do pr.Silas):
I Coríntios 10:12 - Está de pé, cuide para não cair. Tomaconta da tua vida.
Efésios 4:27 - Não deis lugar ao Diabo. toda aquelas conversas, atitudes que tu sabes que não vem de Deus, evita!
I Coríntios 2:15 - Busque discernimento espiritual.
I Timóteo 6:3-11 - O bom crente é o que foge (antigas companhias, atitudes, fumo, bebidas, ect).
II Corintios 5:17 - Faz tudo novo.
Efésios 6:10 - Te fortalece no Senhor e no seu poder. Isso quer dizer: Bíblia, Oração, Ação.
Hebreus 12:2: Comece a vida cristã olhando para Jesus e siga olhando para Jesus!
Amém
2010 - Levanta-te para um novo nível de vida
Ano novo, nova oportunidade dada por Deus.
Que ao findar o ano velho, que possa se acabar com ele tudo que te fez infeliz, o que foi duvidoso, triste, etc.
Que ressurja, agora, uma etapa nova de luz, de graça, de harmonia, pois recomeçar é muito bom: é a vida que se renova, é tudo sendo modificado por Deus no teu coração e na tua vida.
O querer de Deus para sua vida são bons, agradáveis e perfeitos. Ele inclinará o teu coração para que tudo se faça novo neste ano 2010. Isaias 66:22 diz assim: "Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome."
É preciso que a igreja Cristo e todos aqueles que seguem a Graça de Deus se levantem para uma nova atitude de vida, um novo nível de vida. Olha para o que Deus tem para vc. É o teu tempo irmão, é o teu tempo. Chegou a tua hora, chegou a nossa hora, chegou o nosso momento, chegou a grande oportunidade daqueles que crêem na Graça de Deus.
Em Filipenses 3:12-14, Paulo ensina, dizendo: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Há uma conquista pela frente. Vamos prosseguir para conquistar. Temos que esquecer os desastres, os insucessos, as coisas que não foram boas, que não foram produtivas, que entristeceram, que nos fizeram chegar às lágrimas, temos que esquecer. Por quê? Porque temos que prosseguir para o alvo, orando e chamando à existência e confessando as verdades. Não é prosseguir andando às voltas; é prosseguir para o alvo. Há um prêmio desta vocação celestial, O nosso prêmio não é a doença, o nosso prêmio não é a destruição Há um prêmio, há uma herança, há uma recompensa! Eu acredito nisso, irmão. Faz parte da obra do Senhor. Prosseguiremos para o alvo, esquecendo-nos das coisas que estão para traz. Deus tem algo além e acima, em um nível superior para a tua vida, e olha, lembra-te de uma coisa: não há limites para Deus. Há algo para além de onde nós estamos. Deus nos salvou para um grande propósito, para prosseguir para o alvo. Ele está nos dando uma oportunidade de escolha: ou prosseguimos para o alvo ou estagnamos, ou avançamos e conquistamos, ou perdemos. Deus está dando esta possibilidade, Deus está dizendo à igreja que algo além do que vivemos até hoje está para acontecer. Tu podes ser muito mais efetivo em todas as áreas da tua vida: na família, nas finanças, no trabalho e nos empreendimentos. Agora, é preciso que tu cresças em confiança, em visão, em Revelação, porque há um nível superior para todos nós. Olha, eu vou dizer: não vivas na mediocridade, mas viva um nível superior estabelecido por deus.
Deus está chamando o nosso Ministério, nossa vida para crer, para crescer, progredir, dar muito fruto, viver a multiplicação, a abundância, ...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jo:10.10b .
Eu queria terminar dizendo: esquece as coisas que ficaram para trás. esquece! Não podem mais voltar. Avança! Prossegue para o alvo. Há algo maior para todos nós neste ano novo. Há um Projeto Vitorioso para ser vivido, mas ele não pode ficar somente no projeto; deve-se chamar à existência, passar ao exercício da Fé, da atitude, ousadia e ação e muita oração..clama a Deus!
Chegou a nossa hora irmão! Chegou a nossa hora! Chegou a nossa hora! Levanta a tua voz, levanta um clamor. É A HORA DO POVO DE DEUS!!! ALELUIA!!! GRANDIOSO É O SENHOR! É DIGNO DE SER LOUVADO E ADORADO, ALELUIA!!!
Oro: Muda a sorte meu Deus. Levanta o teu povo a um novo nível de vida: espiritual, emocional, sentimental, ministerial, nível de fé, santidade, dedicação e muita consagração, teu povo precisa ser feliz, ajude-nos, fazendo nos triunfar em Cristo em todas as coisas. Amém!
ASSIM SEJA.. ALELUIA! GLÓRIA A DEUS!
Tenha um maravilhoso ano novo !
Há uma conquista pela frente. Vamos prosseguir para conquistar. Temos que esquecer os desastres, os insucessos, as coisas que não foram boas, que não foram produtivas, que entristeceram, que nos fizeram chegar às lágrimas, temos que esquecer. Por quê? Porque temos que prosseguir para o alvo, orando e chamando à existência e confessando as verdades. Não é prosseguir andando às voltas; é prosseguir para o alvo. Há um prêmio desta vocação celestial, O nosso prêmio não é a doença, o nosso prêmio não é a destruição Há um prêmio, há uma herança, há uma recompensa! Eu acredito nisso, irmão. Faz parte da obra do Senhor. Prosseguiremos para o alvo, esquecendo-nos das coisas que estão para traz. Deus tem algo além e acima, em um nível superior para a tua vida, e olha, lembra-te de uma coisa: não há limites para Deus. Há algo para além de onde nós estamos. Deus nos salvou para um grande propósito, para prosseguir para o alvo. Ele está nos dando uma oportunidade de escolha: ou prosseguimos para o alvo ou estagnamos, ou avançamos e conquistamos, ou perdemos. Deus está dando esta possibilidade, Deus está dizendo à igreja que algo além do que vivemos até hoje está para acontecer. Tu podes ser muito mais efetivo em todas as áreas da tua vida: na família, nas finanças, no trabalho e nos empreendimentos. Agora, é preciso que tu cresças em confiança, em visão, em Revelação, porque há um nível superior para todos nós. Olha, eu vou dizer: não vivas na mediocridade, mas viva um nível superior estabelecido por deus.
Deus está chamando o nosso Ministério, nossa vida para crer, para crescer, progredir, dar muito fruto, viver a multiplicação, a abundância, ...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jo:10.10b .
Eu queria terminar dizendo: esquece as coisas que ficaram para trás. esquece! Não podem mais voltar. Avança! Prossegue para o alvo. Há algo maior para todos nós neste ano novo. Há um Projeto Vitorioso para ser vivido, mas ele não pode ficar somente no projeto; deve-se chamar à existência, passar ao exercício da Fé, da atitude, ousadia e ação e muita oração..clama a Deus!
Chegou a nossa hora irmão! Chegou a nossa hora! Chegou a nossa hora! Levanta a tua voz, levanta um clamor. É A HORA DO POVO DE DEUS!!! ALELUIA!!! GRANDIOSO É O SENHOR! É DIGNO DE SER LOUVADO E ADORADO, ALELUIA!!!
Oro: Muda a sorte meu Deus. Levanta o teu povo a um novo nível de vida: espiritual, emocional, sentimental, ministerial, nível de fé, santidade, dedicação e muita consagração, teu povo precisa ser feliz, ajude-nos, fazendo nos triunfar em Cristo em todas as coisas. Amém!
ASSIM SEJA.. ALELUIA! GLÓRIA A DEUS!
Tenha um maravilhoso ano novo !
A Bíblia....
BÍBLIA – vocábulo derivado por meio do latim e proveniente do termo grego bibila (livros) indica aqueles livros que são reconhecidos como canônicos pela Igreja Cristã .
A mensagem da Bíblia é a mensagem de Deus ao homem, transmitida muitas vezes e de muitas maneiras , que finalmente foi encarnada em Cristo. Assim sendo, a autoridade das Santas Escrituras pelo qual devem ser cridas e obedecidas, não depende de testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende inteiramente de Deus (que é a própria vontade), o seu autor, portanto, devem ser recebidas, visto que é a palavra de Deus.
O ANTIGO TESTAMENTO é o conjunto de livros que formam as Escrituras Sagradas dos judeus. Esses livros fazem parte da Bíblia Sagrada dos cristãos. A palavra “testamento”, quando usada no título das duas divisões da Bíblia Sagrada, quer dizer acordo ou pacto. Para os cristãos, estas Escrituras Sagradas dos judeus são o “Antigo Testamento”, por falarem do antigo acordo que Deus fez com o seu povo por meio de Moisés, já o “Novo Testamento” fala do novo acordo, feito por meio de Jesus Cristo. Jesus estudou esses livros sagrados, e os seus seguidores os liam nas suas reuniões de adoração. Os escritores dos livros do Novo Testamento citam passagens do Antigo Testamento a fim de mostrar que Jesus de Nazaré é de fato o Messias que Deus havia prometido enviar.
Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento são chamados de “Os Livros da Lei” ou “Pentateuco” (nome que quer dizer “cinco volumes”). Eles falam da criação do mundo e da humanidade e contam a história dos hebreus, começando com a chamada de Abraão e continuando até a morte de Moisés, que aconteceu quando o povo de Israel estava para entrar em Canaã , a Terra Prometida.
Os doze livros seguintes de Josué até Éster , são livros históricos, que contam a história dos israelitas desde a entrada deles na Terra Prometida até o tempo em que as muralhas de Jerusalém foram reconstruídas, depois da volta dos israelitas do cativeiro na Babilônia , uns quatrocentos e quarenta e cinco anos antes de Cristo.
Os livros de Jó, Salmos, Provérbios , Eclesiásticos e Cântico dos Cânticos são chamados de livros poéticos.
Os últimos dezessete livros do Antigo Testamento são os livros dos profetas, que contém as mensagens de Deus anunciadas ao povo de Israel pelos profetas, os mensageiros de Deus que condenavam os pecados do povo, exigiam o arrependimento e prometiam as bênçãos de Deus. Alguns deles falavam a respeito do Messias, aquele que Deus iria enviar para salvar o seu povo. O Antigo Testamento termina com a promessa de que Deus enviaria ao povo o profeta Elias antes que chegasse o grande e terrível dia do Deus Eterno, o dia que traria castigo para os maus e salvação para os que obedecem a Deus. Essa promessa se cumpriu com a pregação de João Batista, anunciando a vinda do Reino do Céu.
O NOVO TESTAMENTO é o livro que conta a história de Jesus, dos seus apóstolos e de outros seguidores seus. Nele se conta também o nascimento e o crescimento da Igreja Cristã. O Novo Testamento é formado por vinte e sete livros, que foram escritos por doze autores durante um período de mais ou menos cinqüenta anos. Esses livros são aceitos por todas as Igrejas Cristãs como Escrituras Sagradas. A palavra "testamento", quando usada no título das duas divisões da Bíblia Sagrada, quer dizer acordo ou pacto. O Novo Testamento é o livro que fala do novo acordo que Deus, por meio de Jesus Cristo, fez com o seu povo. Nesse acordo Deus oferece a vida eterna a todos os que crêem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Portanto, o Novo Testamento não é simplesmente um livro de informações; ele coloca os leitores frente a frente com a mensagem de Deus, exigindo de cada um a decisão de aceitar ou rejeitar a Boa Notícia da Salvação. Os quatro primeiros livros do Novo testamento são os Evangelhos, os quais falam a respeito de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos e milagres, e da sua morte, ressurreição e a ascensão para o céu. Atos dos Apóstolos conta como o evangelho foi anunciado durante mais ou menos trinta anos, começando em Jerusalém e continuando até "a chegada do apóstolo Paulo a Roma, a capital do Império Romano. As treze cartas do apóstolo Paulo foram escritas para orientar as igrejas e os cristãos daquele tempo em questões de doutrina e da vida cristã. As outras cartas, chamadas de Cartas Gerais, são oito; elas foram escritas a pessoas ou a igrejas ou aos cristãos em geral. O último livro do Novo Testamento, o Apocalipse, é bem diferente dos outros. Foi escrito numa época em que os cristãos estavam sendo perseguidos pelas autoridades romanas e fala da vitória final de Deus e de Cristo sobre todos os poderes do mal. Fala também do novo céu, da nova terra e da Cidade Santa que desce de Deus para a terra. Nessa cidade eterna não haverá mais morte, tristeza ou sofrimento, e nele Deus morará para sempre com o seu povo.
A mensagem da Bíblia é a mensagem de Deus ao homem, transmitida muitas vezes e de muitas maneiras , que finalmente foi encarnada em Cristo. Assim sendo, a autoridade das Santas Escrituras pelo qual devem ser cridas e obedecidas, não depende de testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende inteiramente de Deus (que é a própria vontade), o seu autor, portanto, devem ser recebidas, visto que é a palavra de Deus.
O ANTIGO TESTAMENTO é o conjunto de livros que formam as Escrituras Sagradas dos judeus. Esses livros fazem parte da Bíblia Sagrada dos cristãos. A palavra “testamento”, quando usada no título das duas divisões da Bíblia Sagrada, quer dizer acordo ou pacto. Para os cristãos, estas Escrituras Sagradas dos judeus são o “Antigo Testamento”, por falarem do antigo acordo que Deus fez com o seu povo por meio de Moisés, já o “Novo Testamento” fala do novo acordo, feito por meio de Jesus Cristo. Jesus estudou esses livros sagrados, e os seus seguidores os liam nas suas reuniões de adoração. Os escritores dos livros do Novo Testamento citam passagens do Antigo Testamento a fim de mostrar que Jesus de Nazaré é de fato o Messias que Deus havia prometido enviar.
Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento são chamados de “Os Livros da Lei” ou “Pentateuco” (nome que quer dizer “cinco volumes”). Eles falam da criação do mundo e da humanidade e contam a história dos hebreus, começando com a chamada de Abraão e continuando até a morte de Moisés, que aconteceu quando o povo de Israel estava para entrar em Canaã , a Terra Prometida.
Os doze livros seguintes de Josué até Éster , são livros históricos, que contam a história dos israelitas desde a entrada deles na Terra Prometida até o tempo em que as muralhas de Jerusalém foram reconstruídas, depois da volta dos israelitas do cativeiro na Babilônia , uns quatrocentos e quarenta e cinco anos antes de Cristo.
Os livros de Jó, Salmos, Provérbios , Eclesiásticos e Cântico dos Cânticos são chamados de livros poéticos.
Os últimos dezessete livros do Antigo Testamento são os livros dos profetas, que contém as mensagens de Deus anunciadas ao povo de Israel pelos profetas, os mensageiros de Deus que condenavam os pecados do povo, exigiam o arrependimento e prometiam as bênçãos de Deus. Alguns deles falavam a respeito do Messias, aquele que Deus iria enviar para salvar o seu povo. O Antigo Testamento termina com a promessa de que Deus enviaria ao povo o profeta Elias antes que chegasse o grande e terrível dia do Deus Eterno, o dia que traria castigo para os maus e salvação para os que obedecem a Deus. Essa promessa se cumpriu com a pregação de João Batista, anunciando a vinda do Reino do Céu.
O NOVO TESTAMENTO é o livro que conta a história de Jesus, dos seus apóstolos e de outros seguidores seus. Nele se conta também o nascimento e o crescimento da Igreja Cristã. O Novo Testamento é formado por vinte e sete livros, que foram escritos por doze autores durante um período de mais ou menos cinqüenta anos. Esses livros são aceitos por todas as Igrejas Cristãs como Escrituras Sagradas. A palavra "testamento", quando usada no título das duas divisões da Bíblia Sagrada, quer dizer acordo ou pacto. O Novo Testamento é o livro que fala do novo acordo que Deus, por meio de Jesus Cristo, fez com o seu povo. Nesse acordo Deus oferece a vida eterna a todos os que crêem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Portanto, o Novo Testamento não é simplesmente um livro de informações; ele coloca os leitores frente a frente com a mensagem de Deus, exigindo de cada um a decisão de aceitar ou rejeitar a Boa Notícia da Salvação. Os quatro primeiros livros do Novo testamento são os Evangelhos, os quais falam a respeito de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos e milagres, e da sua morte, ressurreição e a ascensão para o céu. Atos dos Apóstolos conta como o evangelho foi anunciado durante mais ou menos trinta anos, começando em Jerusalém e continuando até "a chegada do apóstolo Paulo a Roma, a capital do Império Romano. As treze cartas do apóstolo Paulo foram escritas para orientar as igrejas e os cristãos daquele tempo em questões de doutrina e da vida cristã. As outras cartas, chamadas de Cartas Gerais, são oito; elas foram escritas a pessoas ou a igrejas ou aos cristãos em geral. O último livro do Novo Testamento, o Apocalipse, é bem diferente dos outros. Foi escrito numa época em que os cristãos estavam sendo perseguidos pelas autoridades romanas e fala da vitória final de Deus e de Cristo sobre todos os poderes do mal. Fala também do novo céu, da nova terra e da Cidade Santa que desce de Deus para a terra. Nessa cidade eterna não haverá mais morte, tristeza ou sofrimento, e nele Deus morará para sempre com o seu povo.
Como Jesus Venceu a Tentação
Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás (note Hebreus 2:17-18; 4:15). É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.
Segunda Tentação
A afirmação do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6). Jesus tinha replicado à tentação anterior dizendo que confiava em cada palavra do Senhor. Aqui Satanás está dizendo: "Bem, se confia tanto em Deus, então experimenta-o. Verifica o sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação com um trecho das Escrituras.
As questões: A questão é: Jesus confiará sem experimentar? Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse?
A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.
Lições: 1. O diabo cita a Escritura; ele põe como isca no seu anzol os versículos da Bíblia. Pessoas freqüentemente aceitam qualquer ensinamento, se está acompanhado por um bocado de versículos. Mas cuidado! O mesmo diabo que pode disfarçar-se como um anjo celestial (2 Coríntios 11:13-15) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". A verdade é a soma de tudo o que Deus diz; por isso precisamos estudar todos os ensinamentos das Escrituras a respeito de um determinado assunto para conhecer verdadeiramente a vontade de Deus. Segundo, ele tomou a passagem fora do contexto. O Salmo 91, no contexto, conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de testar o Senhor nada é prometido aqui. Terceiro, Satanás usou uma passagem figurada literalmente. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual. 2. Satanás é versátil. Jesus venceu em uma área, então o diabo se mudou para outra. Temos que estar sempre em guarda (1 Pedro 5:8). 3. A confiança não experimenta, não continua pondo condições ao nosso serviço a Deus, e não continua exigindo mais prova. Em vista da abundante evidência que Deus apresentou, é perverso pedir a Deus para fazer algo mais para dar prova de si.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.
Primeira Tentação
A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
As questões: Era verdade que Jesus necessitava de alimento para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há aqui, também, uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4:4). Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se sustentarem.
Lições: 1. O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, a tentação de fazer alimento de uma maneira não autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são freqüentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. 2. A tentação parece razoável. O errado freqüentemente parece certo. Um homem "tem que comer" . Muitas pessoas sentem que necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de Deus. 3. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que desagradar ao Senhor.
A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
As questões: Era verdade que Jesus necessitava de alimento para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há aqui, também, uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4:4). Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se sustentarem.
Lições: 1. O diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, a tentação de fazer alimento de uma maneira não autorizada. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual somos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são freqüentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. 2. A tentação parece razoável. O errado freqüentemente parece certo. Um homem "tem que comer" . Muitas pessoas sentem que necessidades pessoais as isentam da responsabilidade de obedecer às leis de Deus. 3. Precisamos confiar em Deus. Jesus precisava de alimento, sim. Porém, mais do que isso, precisava fazer a vontade do Pai. É sempre certo fazer o certo e sempre errado fazer o errado. Deus proverá o que ele achar melhor; meu dever é obedecer-lhe. É melhor morrer de fome do que desagradar ao Senhor.
Segunda Tentação
A afirmação do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6). Jesus tinha replicado à tentação anterior dizendo que confiava em cada palavra do Senhor. Aqui Satanás está dizendo: "Bem, se confia tanto em Deus, então experimenta-o. Verifica o sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação com um trecho das Escrituras.
As questões: A questão é: Jesus confiará sem experimentar? Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse?
A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.
Lições: 1. O diabo cita a Escritura; ele põe como isca no seu anzol os versículos da Bíblia. Pessoas freqüentemente aceitam qualquer ensinamento, se está acompanhado por um bocado de versículos. Mas cuidado! O mesmo diabo que pode disfarçar-se como um anjo celestial (2 Coríntios 11:13-15) pode, certamente, deturpar as Escrituras para seus próprios propósitos. O diabo fez três enganos: Primeiro, não tomou todas as Escrituras. Jesus replicou com: "Também está escrito". A verdade é a soma de tudo o que Deus diz; por isso precisamos estudar todos os ensinamentos das Escrituras a respeito de um determinado assunto para conhecer verdadeiramente a vontade de Deus. Segundo, ele tomou a passagem fora do contexto. O Salmo 91, no contexto, conforta o homem que confia e depende do Senhor; ao homem que sente necessidade de testar o Senhor nada é prometido aqui. Terceiro, Satanás usou uma passagem figurada literalmente. No contexto, o ponto não era uma proteção física, mas uma espiritual. 2. Satanás é versátil. Jesus venceu em uma área, então o diabo se mudou para outra. Temos que estar sempre em guarda (1 Pedro 5:8). 3. A confiança não experimenta, não continua pondo condições ao nosso serviço a Deus, e não continua exigindo mais prova. Em vista da abundante evidência que Deus apresentou, é perverso pedir a Deus para fazer algo mais para dar prova de si.
Terceira Tentação
A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9). Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9; Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
Lições: 1. Satanás paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. (Leia Mateus 16:26). 2. O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória. Jesus recusou o atalho; Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado. Hoje Satanás tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas. O caminho de Deus é converter ensinando o evangelho (Romanos 1:16). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias. 3. O diabo oferece compromissos por bons propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza. Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado.
A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9). Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9; Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
Lições: 1. Satanás paga o que for necessário. O diabo ofereceu tudo para "comprar" Jesus. Se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. (Leia Mateus 16:26). 2. O diabo oferece atalhos. Ele oferece o mais fácil, o mais decisivo caminho ao poder e à vitória. Jesus recusou o atalho; Ele ganharia os reinos pelo modo que o Pai tinha determinado. Hoje Satanás tenta as igrejas a usar atalhos para ganhar poder e converter pessoas. O caminho de Deus é converter ensinando o evangelho (Romanos 1:16). Exatamente como ele tentou Jesus para corromper sua missão e ganhar poder através de meios carnais, assim ele tenta nestes dias. 3. O diabo oferece compromissos por bons propósitos. Ele testa a profundeza de nossa pureza. Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado.
Conclusão
Nesta batalha entre os dois leões (1 Pedro 5:8; Apocalipse 5:5), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4; Efésios 6:16). Usou as Escrituras (1 João 2:14; Colossenses 3:16). Resistiu ao diabo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir seus passos (1 Pedro 2:21).
Nesta batalha entre os dois leões (1 Pedro 5:8; Apocalipse 5:5), Jesus ganhou uma vitória decisiva. E ele fez isso do mesmo modo que nós temos que fazer. Confiou em Deus (1 João 5:4; Efésios 6:16). Usou as Escrituras (1 João 2:14; Colossenses 3:16). Resistiu ao diabo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9). O ponto crucial é este: Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo. Que Deus nos ajude a seguir seus passos (1 Pedro 2:21).
Que Deus te abençoe.
Assinar:
Postagens (Atom)